Processo de Renovação de Pneus


Limpeza

Na primeira etapa, os pneus passam por um processo de limpeza automatizada, tirando todas as sujeiras acumuladas com o tempo de uso.

Exame Inicial

É feita uma inspeção de danos no pneu, pois existem alguns pneus que por estarem muito danificados e por medida de segurança e controle de qualidade podem não estar aptos para recapagem.

Raspagem

Nesse processo é feita a raspagem na banda de rodagem remanescente com o objetivo de deixar a carcaça com as dimensões corretas para aplicação da nova banda de rodagem.

Preparação da Banda

As bandas são preparadas e cortadas de acordo com o perímetro do pneu, fornecido no
momento da raspagem, pelo equipamento com raios ultra violeta.

Construção

Este processo consiste em preencher as avarias escareadas, nivelando-as com a superfície do
pneu e repor a borracha para receber a nova banda de rodagem.

Aplicação de Cola

Na aplicação de cola é avaliado todas as etapas anteriores de preparação da carcaça, e aplicada a cola que irá realizar a união dos materiais que serão empregados na reforma da
carcaça.

Conserto

Neste processo o objetivo é devolver a resistência original da carcaça na região avariada.

Processo a frio

O processo de vulcanização é efetuado a fixação da banda no pneu, onde o mesmo é
submetido a uma temperatura de 350 graus celsius, pelo período de 2h.

Envelopamento

O serviço de envelopamento é um processo de preparo para a vulcanização, este serviço
garante a qualidade da vulcanização.

Cobertura

É nesta etapa que o pneu é colocado na roletadeira, onde ele se mantém firme para receber sua nova banda de rodagem.

Vulcanização à Frio

A borracha passa do estado plástico para elástico, fazendo fortes amarrações entre o pneu e a banda de rodagem.

Vulcanização à Quente

Em moldes modernos e precisos, os pneus são inflados com 200 lbs de pressão, e tempo ideal de vulcanização. Respeitando as indicações dos fabricantes para total transformação da borracha.