Processo de Renovação de Pneus
Limpeza
Na primeira etapa, os pneus passam por um processo de limpeza automatizada, tirando todas as sujeiras acumuladas com o tempo de uso.
Exame Inicial
É feita uma inspeção de danos no pneu, pois existem alguns pneus que por estarem muito danificados e por medida de segurança e controle de qualidade podem não estar aptos para recapagem.
Raspagem
Nesse processo é feita a raspagem na banda de rodagem remanescente com o objetivo de deixar a carcaça com as dimensões corretas para aplicação da nova banda de rodagem.
Preparação da Banda
As bandas são preparadas e cortadas de acordo com o perímetro do pneu, fornecido no
momento da raspagem, pelo equipamento com raios ultra violeta.
momento da raspagem, pelo equipamento com raios ultra violeta.
Construção
Este processo consiste em preencher as avarias escareadas, nivelando-as com a superfície do
pneu e repor a borracha para receber a nova banda de rodagem.
pneu e repor a borracha para receber a nova banda de rodagem.
Aplicação de Cola
Na aplicação de cola é avaliado todas as etapas anteriores de preparação da carcaça, e aplicada a cola que irá realizar a união dos materiais que serão empregados na reforma da
carcaça.
carcaça.
Conserto
Neste processo o objetivo é devolver a resistência original da carcaça na região avariada.
Processo a frio
O processo de vulcanização é efetuado a fixação da banda no pneu, onde o mesmo é
submetido a uma temperatura de 350 graus celsius, pelo período de 2h.
submetido a uma temperatura de 350 graus celsius, pelo período de 2h.
Envelopamento
O serviço de envelopamento é um processo de preparo para a vulcanização, este serviço
garante a qualidade da vulcanização.
garante a qualidade da vulcanização.
Cobertura
É nesta etapa que o pneu é colocado na roletadeira, onde ele se mantém firme para receber sua nova banda de rodagem.
Vulcanização à Frio
A borracha passa do estado plástico para elástico, fazendo fortes amarrações entre o pneu e a banda de rodagem.
Vulcanização à Quente
Em moldes modernos e precisos, os pneus são inflados com 200 lbs de pressão, e tempo ideal de vulcanização. Respeitando as indicações dos fabricantes para total transformação da borracha.